quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

                     Intervenção da Igreja


Dedicado a São João, a "Maison de Mademoiselle Mance", foi construída em 1645. Ele também foi usado como residência para os padres Sulpicianos vindos da França. Apesar dos atritos entre os colonos, os lideres da "Nova França" (como era conhecida a província) e o Rei francês Louis XIV, os habitantes fizeram esforços para residir fora dos muros do forte original em 1648.
Em 1653, em meio a conflitos brutais com os Iroquois, Montreal foi abençoada com a chegada de mais de 100 trabalhadores treinados que ajudaram a expandir a cidade. Por volta de 1663, os Sulpicianos tomaram controle da cidade. Os militares foram responsáveis por construir  mais fortes e lançarem uma iniciativa contra os Iroquois que romperam os 20 anos de paz na região.

                                       A cidade dos Milagres


Os ataques Iroquois ressurgiram durante o final de 1680 e duraram até o Acordo de Paz de 1701. A Guerra da Liga de Ausburg na Europa ecoou nas colônias inglesas  e francesas na América. Montreal foi agraciada com uma incrivel sorte, escapando da ocupação durante ambas as guerras( de Ausburg e da Sucessão Espanhola).


                                      Conquista Britânica


Logo após sair de 2 guerras, a sorte de Montreal finalmente acabou durante a Guerra dos 7 anos. Tendo sofrido com um inverno rigoroso e outras interperies, a cidade estava inadequadamente protegida quando 3 armadas britânicas sitiaram ela. Montreal rendeu-se  em face de forças superiores.Em 8 de setembro de 1760, a "Nova França" deixava de ser colônia francesa e passava a ser da Inglaterra. 3 Anos mais tarde, com o fim da Guerra dos 7 Anos, o Tratado de Paris foi assinado e todas as colônias francesas da América foram cedidas para a Grã-Bretanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário