quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

                               Tumultos


Debaixo da ocupação britânica, a Nova França foi dividida em 3 distritos: Montreal, Quebéc e Trois-Rivières. Seguindo o Tratado de Paris em 1763, eles foram unidos e os 3 distritos foram governados juntos.
Os Sulpicianos foram forçados a assumir nacionalidade britânica em ordem para manter sua permanência na ilha. Eles tem sido acusados de terem exumado corpos de soldados britânicos para fins escusos,mas as queixas cessaram quando 23 padres se tornaram cidadãos ingleses.

                                                   Montreal, cidade de Fé


Após a ocupação britânica, o Catolicismo não era a única religião largamente praticada em Montreal. os ingleses trouxeram sua fé protestante  com eles, e isso abriu a porta para um grande numero de outras denominações. Os Anglicanos construíram sua igreja em 1761, e os Presbiterianos fundaram a sua igreja em 1792. A igreja Metodista foi completada em 1821, seguida pela igreja Congregacional em 1833.
Montreal também se tornou lar da sinagoga judia em 1777. Em 1831, o Baixo Canadá (que incluia Montreal) foi a primeira colônia no Império Britânico a garantir plena liberdade política aos judeus.


                                      Sonho Americano


A Revolução Americana de 1776 estendeu-se para as 13 colônias, e o Canadá foi incluso nos sonhos patrióticos de emancipação da Inglaterra. Os britânicos, temendo que Quebec pudesse se rebelar contra eles, estabeleceram a dupla cidadania para seus habitantes, restabelecendo a lei civil francesa (enquanto mantinha  a lei criminal inglesa) e garantindo liberdade religiosa. Montreal também compartilhava das idéias dos simpatizantes para o Congresso Continental da Philadelphia. Estes seguidores seguiam a crença de que a cidade iria fatalmente cair com os revolucionários.

Um comentário: